top of page

Receita de Pão de Queijo

  • voupraminasmkt
  • 6 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

A história do pão de queijo se confunde com a história da culinária mineira: primeiro foi produzida a goma, proveniente da mandioca. Depois veio a banha de porco, o sal e os ovos, além de leite, nata e manteiga. Por último, temos a produção de queijo, insumo incorporado ao biscoito de goma, dando origem ao pão de queijo como conhecemos.


É verdade que a iguaria foi criada em Minas Gerais, mas a popularização do pãozinho só ocorreu a partir de 1950 e, na década de 60, a mineira Arthêmia Chaves Carneiro disseminou a receita e começou a vender o pão de queijo no estado.

Vamos então aprender a fazer o pão de queijo com fubá e escaldado.


INGREDIENTES:


. 1 quilo de polvilho azedo . 2 colheres (sopa) de fubá de moinho de pedra ou 4 colheres (sopa) de fubá comum, de supermercado . 500 gramas de queijo Minas curado ralado fino . 1 concha de banha talhada (ou 1 copo americano de óleo) . 100 ml de leite integral (1 copo americano cheio) . 200 ml de água (meio copo americano) . 1 colher (sobremesa) de sal . 4 ovos de galinha caipira



MODO DE PREPARO:

- Coloque o leite, a água e a banha e misture com o fubá.

- Leve ao fogo e mexa sempre para não empelotar. - Acrescente o polvilho essa mistura sobre o polvilho e vá escaldando e misturando bem. Espere esfriar. - Acrescente o queijo, o sal e os ovos e comece a amassar, amolecendo a massa com o líquido fervido, pingando aos poucos. - Faça os moldes em forma de bolinhas um pouco achatadas, coloque-as numa forma untada com banha ou óleo e leve para assar a 180°C por 40 minutos ou até que dourem.


E você, conhecia alguma das teorias sobre a história do pão de queijo? Gosta desse quitute tão popular no nosso país?


Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este!

 
 
 

2 Comments


mamitcha1946
Jul 07, 2023

Sou mineira,adoro meu sotaque caipira,moro em outro estado,mas o triângulo vermelho mora no meu coração ♥

Like
voupraminasmkt
Jul 07, 2023
Replying to

Por aqui também nós amamos esse sotaque

Like

© 2023 por voupraminas. Desenvolvido por MarkHub

bottom of page